Tipos de imóveis pequenos
Que tal um imóvel pequeno e aconchegante que atenda suas necessidades?
Pode ser Loft, Studio, JK, Kitnet ou Flat. Ficou com dúvidas? Não se preocupe! A gente explicou tudinho para você. 😉
Lofts
Esses modelos de apartamento surgiram nos Estados Unidos lá pelas décadas de 60 e 70, e fazem referência aos antigos galpões industriais que foram reformados para fins residências. Aqui no Brasil, o termo é usado para apartamentos amplos, sem paredes, muitas vezes com o pé-direito alto, grandes janelões e, geralmente, com mezaninos. Os cômodos, inclusive o banheiro, são divididos pelos próprios móveis, portas retráteis ou por vidro. Em geral, o Studio é a mesma coisa, porém menor e mais compacto.
Estúdio
Esta termologia está muito associada ao loft. Na verdade, se assemelham muito os dois tipos, mas o estúdio é caracterizado por apresentar algumas divisões internas a mais que o loft, como, por exemplo, o quarto privativo, delimitado com paredes.
JK
O imóvel “JK” é formado apenas por duas peças. A sala, o quarto e a cozinha fazem parte de um ambiente só, enquanto o banheiro é outro. É importante destacar que os JKs não têm paredes! A cozinha é compacta (junto com a lavanderia) e a única divisória é a do banheiro. Este tipo de imóvel é a preferência de estudantes e também a de muitas pessoas que alugam a casa por uma curta temporada.
Kitnet (ou quitinete)
Assim como os JK, as kitnets são imóveis (bem) pequenos, que variam entre 20m² e 40m². A principal característica é possuir apenas um cômodo e banheiro. O cômodo único integra quarto e cozinha. Muito confundidos com os “Studios” e os Lofts, as kitnets por mais que também pequenas, contam com menos requinte e modernidade que os dois outros modelos de imóveis.
Plano
Também conhecidos por “Apart-hotel”, esses imóveis são caracterizados mais pelos serviços que oferecem, do que por questões estruturais. São apartamentos como os outros que dispõem de quartos, cozinha, banheiro, sala de estar e jantar, mas que oferecem para seus moradores os serviços de lavanderia, camareira, segurança, cozinha, recepção e etc. (como se fosse um hotel, mesmo!) Eles podem ser usados para estadia temporária ou como moradia permanente, são ótimos para quem não quer se preocupar com o dia a dia de uma casa!